Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Itaperuna aumenta fiscalização do trânsito para combater transporte irregular


Preocupados com o transporte irregular de passageiros no município, o diretor do Departamento Municipal de Transporte de Itaperuna, Enio Borges, se reuniu com representantes das Secretarias de Transporte, de Defesa Civil e Ordem Pública, além do DETRO (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro), nesta quinta-feira (08), para alinhar estratégias de fiscalização do trânsito.
O objetivo da Prefeitura é aumentar o combate ao transporte irregular de passageiros no município, que coloca em risco a saúde e a vida dos usuários.

Em 2019, entrou em vigor a Lei nº 13.855, de 2019, que considera infração gravíssima o transporte “pirata” de passageiros, incluindo o de estudantes. A norma, publicada no Diário Oficial da União de 8 de julho alterou o Código de Trânsito Brasileiro, tornando mais rigorosas as penalidades aplicadas aos motoristas flagrados transportando passageiros mediante remuneração, sem terem a autorização para fazê-lo.

Ao ser classificado de infração gravíssima, o transporte irregular de estudantes passou a ser punido com multa de R$ 293,47 multiplicado pelo fator 5, totalizando R$ 1.467,35, além da remoção do veículo a um depósito. Já o transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não licenciado, passa de infração média a gravíssima, punida com multa e remoção do veículo.

Nos dois casos, o motorista também perde 7 pontos na carteira de habilitação, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Ele só não será punido em “casos de força maior ou com permissão da autoridade competente”.

Vale ressaltar que os transportes irregulares não seguem os protocolos sanitários, comprometendo a saúde dos passageiros, além de, por exemplo, quando um transporte clandestino der defeito ou é apreendido, o passageiro fica sem outro transporte para resgatá-lo e levá-lo com segurança ao seu destino.

A Viação Santa Lúcia agradece a todos os envolvidos por essa ação que é muito importante para um trânsito seguro e responsável.